top of page

Fusca Split Window ano 1952 – Restauração completa

Fusca Split Window 52 restauração da mecânica e de funilaria finalizada

No ano em que completa seu 60º aniversário, este legítimo VW Sedan alemão, modelo Brezel, mais conhecido como Split Window, volta às suas características originais num minucioso trabalho de restauração da equipe da oficina Z28 Garage.

 

Do mesmo proprietário há quase 20 anos, este Fusca chegou à oficina apenas como um Fusca antigo, com uma carroceria desgastada devido às várias reformas anteriores e ainda era usado no estilo Hot Rod, com motor potente, suspensão rebaixada e rodas esportivas. Porém seu proprietário sempre manteve a ideia de restaurá-lo nos padrões originais.

 

Para tal, o trabalho da oficina Z28 Garage envolveu profundas pesquisas sobre o veículo, onde foi possível resgatar em sua originalidade, desde a cor Pastel Green ao tecido aplicado nos bancos e forros em Casimira penteado, importado da Alemanha. Assim como, em itens originais do Fusca deste ano que estão em perfeito estado e funcionamento, como o relógio a cordas, as setas apelidadas de bananinhas, os faróis com a marca Volks estampada, as lentes traseiras em vidro da marca Hella, as entradas de ar nas laterais dianteiras, detalhe presente apenas nos modelos anos 51 e 52, e os frisos com detalhe vincado que saiu de 49 a 53.

 

Além disso, para atingir este resultado na restauração, a experiente equipe da oficina Z28 Garage teve um extenso trabalho de funilaria, pintura e mecânica.

 

Após o desmonte completo do veículo, inclusive separando o chassi da carroceria, a restauração deste Fusca 52 recebeu um verdadeiro trabalho artesanal de funilaria. Começando pelo chassis, onde o cabeçote da suspensão foi confeccionado pela Z28 Garage, pois trata-se de uma peça com formato diferente em Fuscas de outros anos. Também recebeu a troca de assoalhos e recuperação dos trilhos de bancos, sistema de ar quente e afogador.

 

A carroceria também passou por um amplo trabalho de funilaria, eliminando os podres e recebendo peças novas, como o suporte de parachoques e saia traseira tipo H, peça original desse ano.

 

Na pintura, além da carroceria ter recebido tratamento de preparação e pintura, usando material de alto segmento, o mesmo ocorreu com o chassis, sendo pintado em sua cor original.

 

Para resgatar a originalidade, a mecânica deste Fusca foi feita por completo. Ele recebeu o motor 1100cc, que junto com o câmbio, foram trazidos do Uruguai. A suspensão e freios foram recuperados aos padrões originais, sendo aplicados os freios a lona. Também foram instaladas rodas aro 16’’ e pneus importados, para manter a originalidade da faixa branca. A parte elétrica em padrão original de 6 Voltz, teve o encapamento dos fios feitos como na época de sua fabricação: com tecido.

 

Enfim, trata-se de um raríssimo exemplar no Brasil, inteiramente restaurado para satisfazer aos amantes do antigomobilismo e que demonstra o esmero e experiência da equipe da oficina Z28 Garage na arte da funilaria, pintura e mecânica para recuperação e manutenção de carros antigos.

 

Confira algumas fotos da evolução da restauração deste Fusca 52.

 

Clique na foto central para ampliar

Chegada e desmonte (5 imagens):

Funilaria (11 imagens):

Preparação e pintura (6 imagens):

Montagem mecânica, elétrica e finalização (18 imagens):

Restauração finalizada (16 imagens):

bottom of page